24 maio 2010

Tempo de dissertação

Uma tese de 1896





A tese pode ser lida aqui

12 comentários:

Anónimo disse...

Conheci em Moncorvo um Ramiro Guerra,tinha o mesmo nome do pai,médico,respeitado na vila,com propriedades agricolas em Maçores e Urros.Será este Ramiro Maximo Guerra,pai, avô,dos anteriores citados?Três Ramiros,três médicos e três aldeias..A vila era a placa giratória.Sómente
Luis Afonso Guardado

Anónimo disse...

Este ilustre felgarense nasceu aos 28/05/1865, formou-se em medicina com esta tese final de curso e vem falecer em 5/11/1938 em TMC, sendo sepultado em jazigo no Felgar.

Era irmão do Pe. Adriano Guerra ( 1862-1918 ) e do também médico Dr. António E. Guerra (1867-1949 )e do Alberto Guerra (1863-1935 )prof. e farmaceutico e da D.Olimpia Guerra.

Era um politicão dos de certo por alturas dos finais do sec.xix e inicios do xx.
Igualmente outro ilustre felgarense o Dr. Urgel Horta qd. se formou como médico aí por 1920 tb. apresentou uma tese cuja cópia possuo. Sobre estes felgarenses as Memórias do abade de baçal continuam a ser de consulta obrigatória,

Blueberry

Anónimo disse...

Blueberry finn,
Não guarde para si os tesouros do Felgar.mande ao A.M.,que ele faz o que todos deviamos fazer.Postlá!
Luis Afonso Guardado

Anónimo disse...

Blueberry finn,
Não guarde para si os tesouros do Felgar.mande ao A.M.,que ele faz o que todos deviamos fazer.Postlá!
Luis Afonso Guardado

Anónimo disse...

A tese do dr. Urgel Horta tem um nome que já provocou mal entendidos: "Um caso de feridas no recto por arma de fogo".Alguém confundiu a palavra tese, mas sabia muito bem o que era o recto.
E, dizer que foi ele o obreiro da famosa vinda (1952) do F.C.do Porto
a Moncorvo.O Tomané tem fotos dessa época.Embora ojogo fosse no STADIUM São Paulo,hoje, zona desportiva das escolas,a honra vai toda para um filho do Felgar.
...e eu não sou pocareiro.
Undavila

Anónimo disse...

boa tarde.Não sou do Felgar nem transmontano.Sou do Norte e basta.passeio pela web e paro na qualidade.Há no Porto uma farmácia Guerra.Era interessante saber se era do senhor Alberto Guerra.

Alfredo Nunes

Anónimo disse...

Regressado de uma ida à civilização ( Porto )por um dia, é meu dever esclarecer que não tenho tesouros do felgar, tenho,isso sim, é alguma coisita que sempre está à disposição de quem se interessar. Como sou da era dos cowbois, tesouro q. conheço só o dos conferados, e como não sei postar uma foto, quanto mais um documento,não posso fazer o postlá.

Agora, quem tem responsabilidades, digamos institucionais, que as assuma para os vindouros.

Sobre o Alberto Guerra, penso que não era o dono dessa farmácia no Porto. Aliás, este sr. parece-me que era mais um farmaceutico do tipo boticário com banca aberta só em Torre de Moncorvo, apesar de ter falecido tb. no Felgar em 1/1/1935.

Com votos de bom fim de semana.

Blueberry

Anónimo disse...

O postlá era um desafio de partilha.Obrigado .Se encontrar o António Manuel,ele está sempre disponivel,entregue-lhe o que entender que deve ser divulgado.Ele digitaliza e posta.
A dita farmácia era do farmaceutico Emilio Pimenta Guerra,natural de Moncorvo, filho do doutor Ramiro Guerra.Creio que,hoje, é dos herdeiros.

Luis Afonso Guardado

Anónimo disse...

A Tese do dr.Urger Hota tem mesmo esse nome?
Undavila

Anónimo disse...

Julgo que foi blueberry finn que nos ofereceu a tese completa.Vale apena pedir.Obrigado.
Luis Afonso Guardado

Anónimo disse...

A quem interessar :

Depois de vasculhar por aqui e por ali na desorganização-organizada dos m/ papeis, encontro a tese cuja ficha tecnica transcrevo :

Urgel Abilio Horta

Um caso de feridas do recto por arma de fogo

----
tese de doutoramento apresentada à faculdade de medicina do porto

janeiro de 1921

Imprensa nacional
204, Rua José de Falcão,206
Porto

Sinopse : depois de sentida dedicatória à falecida esposa adorada, o Dr. Urgel invoca mais uns qts. familiares mais chegados, condiscípulos contemporâneos e amigos e alguns mestres.
Depois entra na tese propriamente dita ao analisar um caso clinico entre 16/2 e 2/06, data da cura do paciente, aflorando as medidas médicas mais adequadas ao tratamento deste caso clinico super raro. São umas 16 págs. de considerações, diagnóstico, prognóstico e evolução e tratamento.
E mais não sei ...


Blueberry

Anónimo disse...

Muito Obrigado.
L.A.G.