28 março 2012

Tempo de outro tempo

Felgar - Casa Moita, junto à estação da CP

2 comentários:

Anónimo disse...

Miguel Maria Moita - 1880/1962 - foi o construtor e dono desta casa, sita lá no alto, junto à estação,onde o comboio chegou em 1911, o que comprova que a actividade comercial seria aí bem intensa por ter sido estrategicamnete edificada, precisamente onde o giro comercial exigiu a sua presença.

Só lá entrei uma vez, nos idos de finais da decada de 70, numa noite de um sábado com mais 3 amigos a comermos um petisco. Surpreendeu-me na altura o estado de abandono em que estava e de ter visto espalhados pelo chão muitas folhas com contas, papeis avulsos e letras mercantis a pedirem consulta obrigatória. Hoje, lamento nunca mais lá ter voltado para rebuscar todos aqueles papeis por lá deixados ao Deus dará.

Passados uns anitos, aí por 1985, estando com um grupo de Amigos a passar uma semana em Crestelos, pelo 15 de agosto, alguém nos levou a noticia de que " a casa do Moita na estação tinha ardido ". Qd. regressámos sei que junto ao santuário olhámos lá para o alto para confirmarmos tal.

Agora só lá restam algumas cantarias ressequidas,- na estação nem isso-, simbolo de uma epoca e de um local mui movimentado que está definitivamnete enterrado. O que nos vale é que ainda bem que há quem poste fotos para avivarmos memórias de tempos passados e recordar sabe sempre bem.

C.S.

Periquita disse...

Ainda este verão falei sobre ela... estava a fazer contas de quantos anos teria quando lá fui espreitar a casa pela primeira e se a memória não falha, a última antes de arder. Tinha precisamente dez anos! Escapei-me mais a prima companheira de aventuras, e lá fomos nós ver o que a famosa casa fantasma escondia... e era isso C.S., escondia papéis e mais papéis, livros onde se anotavam as encomendas... um verdadeiro tesouro que na altura, com 10 anos, não soube dar valor. Infelizmente ardeu. Depois disso ainda lá voltei muitas vezes, para ficar à sombra das colunas de pedra e ouvir o silêncio! Saudades...
Ana Seixa Branquinho