Para que conste: hoje, 25 de Julho de 2010, ruíu o telhado da casa que já foi escola, salão de teatro, local de encontro.
A casa está localizada na rua do Acipreste e encaixada na Quinta das Pereiras.
Invadida pelas silvas, já denotava sinais de ruína. Parte já tinha caído.
Hoje, durante a manhã e com algum estrondo e muita poeira o telhado caíu.
E com ele muitas histórias de vida. Quem as conta?


2 comentários:
Historias da casa que já foi escola,salão de teatro, local de encontro, não as sei e temo q. se alguém se não despachar a recolher os testemunhos de alguns felgarenses ainda viventes, tb. estes testemunhos vão para o baú do "ouvi dizer " ou do " parece-me" e,à semelhança da casa, caiam no limbo do esquecimento.
Sei, isso sim, que na Páscoa de 2004 fotografei a dita casa, ainda sem vegetação a rodeá-la e com o telhado quase todo de pé, mas a ameaça já pairava no ar.
Agora, está neste estado de abandono, mas, se calhar, haverá males que vêm por bem, e pode ser que assim - com o telhado já no chão - o tão projectado Lar nocturno comece a ser aí edificado, uma vez que há adiantamento do serviço.
Temo, contudo, que a realidade actual seja mais negra e seja mais uma casa a derruir à semelhança de tantas que vão derruindo e que já nem as suas historias da vida se salvam.
C.S.
Se houver alguém que as recolha (e sei que há!),essas histórias de vida serão gostosamente contadas pelos que frequentaram a escola no lar para idosos que se puder´construir sobre as ruúinas do antigo edifício.Todos merecem: os velhos, os novos, os vindouros.
Lelo Laranjo
Enviar um comentário