25 julho 2010

Tempo de ruínas

Para que conste: hoje, 25 de Julho de 2010, ruíu o telhado da casa que já foi escola, salão de teatro, local de encontro.


A casa está localizada na rua do Acipreste e encaixada na Quinta das Pereiras.
Invadida pelas silvas, já denotava sinais de ruína. Parte já tinha caído.
Hoje, durante a manhã e com algum estrondo e muita poeira o telhado caíu.
E com ele muitas histórias de vida. Quem as conta?







2 comentários:

Anónimo disse...

Historias da casa que já foi escola,salão de teatro, local de encontro, não as sei e temo q. se alguém se não despachar a recolher os testemunhos de alguns felgarenses ainda viventes, tb. estes testemunhos vão para o baú do "ouvi dizer " ou do " parece-me" e,à semelhança da casa, caiam no limbo do esquecimento.

Sei, isso sim, que na Páscoa de 2004 fotografei a dita casa, ainda sem vegetação a rodeá-la e com o telhado quase todo de pé, mas a ameaça já pairava no ar.

Agora, está neste estado de abandono, mas, se calhar, haverá males que vêm por bem, e pode ser que assim - com o telhado já no chão - o tão projectado Lar nocturno comece a ser aí edificado, uma vez que há adiantamento do serviço.

Temo, contudo, que a realidade actual seja mais negra e seja mais uma casa a derruir à semelhança de tantas que vão derruindo e que já nem as suas historias da vida se salvam.

C.S.

Anónimo disse...

Se houver alguém que as recolha (e sei que há!),essas histórias de vida serão gostosamente contadas pelos que frequentaram a escola no lar para idosos que se puder´construir sobre as ruúinas do antigo edifício.Todos merecem: os velhos, os novos, os vindouros.
Lelo Laranjo