26 agosto 2010

Tempo de Festa de Nª Sª do Amparo 2010

Decorreram de 19 a 23 de Agosto as Festas de Nª Sª do Amparo.
No blog Torre de Moncorvo podem ver imagens que ilustram bem os vários momentos da Festa. Também a actuação da fadista Joana Costa ali pode ser vista.

Este ano privilegiei os registos em vídeo.
Aqui partilho um trabalho singelo que mais não é que um pequeno contributo para encher a gaveta das memórias.

Nota: Se a sua ligação à net o permitir tente ver os vídeos em 720p ou 1080p. É outra qualidade

1.Manhã de Domingo, 22 de Agosto.
A Banda de Música do Felgar dirige-se ao Largo da Santa Cruz onde se prepara para dar as boas vindas à Banda de Nogueira. O arraial de sábado foi longo, mas os músicos e os admiradores resistem, em grande forma!


2.A Banda de Música de Nogueira encaminha-se para o Largo da Santa Cruz onde saudará a Banda do Felgar.


3.A Banda de Música do Felgar (Sociedade Filarmónica Felgarense) retribui os cumprimentos tocando uma bela peça musical.


4. A Banda de Nogueira retoma a arruada que havia iniciado à entrada da povoação. Os admiradores e entusiastas, apesar do cansaço da noitada do arraial de sábado, acompanham a banda. A alegria do som invade a aldeia. Momentos lindos!


5. A Banda do Felgar inicia a arruada que espalhará a alegria dos sons por toda a aldeia. Também ela é seguida por admiradores e entusiastas.


6. A Procissão é o momento alto da Festa.
Mais do descrevê-la, sente-se.
As Bandas de Nogueira e do Felgar tocarão, à vez, marchas solenes. Como é da tradição inicia a procissão a banda convidada.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma vez mais uma excelente reportagem em vídeo da actuação das bandas de música nas Festas de Felgar.
AC.

Anónimo disse...

Em 1910 um forasteiro veio de Bragança assistir á festa da N.S.A. e ficou tão impressionado que deixou um relato sobre essa festa, publicado num jornal da região.

Passados 100 anos, ler sobre aquela festa ou ver a actual é uma diferença como do dia para a noite. Então,agora a tecnologia faz-nos viver a festa, mesmo os que como eu não assistiram á dita.

A um escrito simples, saboroso e algo ingénuo sobre uma festa ainda a dar os seus 1º passos, sucedem e estamos agora em tempos em que o video conta tudo como se estivessemos presentes e nos faz ver, com olhos de ver, o que se passou.Os ausentes agradecem.

Então o video nº5 é simplesmente arrebatador e confirma que a tradição ainda é o que é.

Parabéns ao postador, à Mordomia e, porque os últimos são sempre os primeiros, um agradecimento especial às senhoras mordomas que tanto vi a trabalharem nos preparativos e a dar no duro para que a festa estivesse, como esteve,no auge.

Blueberry.

encantos disse...

~...excelente trabalho para quem não pode estar presente. Pró ano prometo.
Faltou de facto, e já agora, a 'voz ' da Joana Costa.
Parabens pelo trabalho infotmativo...e formativo.

Unknown disse...

De facto faltou aqui a voz da Joana Costa. Não foi por acaso.
A qualidade das gravações efectuadas não está à altura da exigência (designadamente ao nível do som) que o fado comporta e que a artista merece. Por isso, é melhor não arriscar e não estragar o que esteve bem.
A Joana teve um desempenho notável, tanto mais que a aparelhagem de som era a do conjunto e não a que habitualmente usa. Em conversa com alguém muito próximo dela foi-me dito que o técnico de som da Joana fez alguns ajustes na mesa de mistura( aliás claramente notados por quem estava mais atento)e que o técnico de som do conjunto ter-se-à rendido à evidência ao afirmar: "Isto de acertar com a regulação do som para o fado tem muito que se lhe diga..."